Evolução dos Computadores



Pesquisas feitas recentemente revelam que houve um aumento considerável no número de pessoas que possuem computador em casa. Poucos sabem sobre o processo de evolução dos computadores, até chegar aos modelos modernos de tecnologia de ponta dos dias atuais. A seguir a evolução cronológica dos computadores: 


 1946: é anunciada a criação do primeiro computador digital eletrônico de grande escala do mundo, o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator). 



- 1951 a 1959: surgem os computadores de primeira geração. Esses eram capazes de calcular com uma velocidade de milésimos de segundo, além de serem programados em linguagem de máquina. 


- 1959 a 1965: surgem os computadores de segunda geração, com capacidade de calcular com uma velocidade de microssegundos, sendo programados em linguagem montadora.



- 1965 a 1975: nascem os computadores da terceira geração. Esses computadores passam a ter diversos componentes miniaturizados e montados em um único CHIP, sendo capazes de calcular em nanossegundos, com uma linguagem de programação de alto nível, orientada para os procedimentos. 


- 1975 a 1981: são criados os computadores da quarta geração. Seguindo a tendência da terceira geração de miniaturização de seus componentes e o aperfeiçoamento dos seus Circuitos Integrados (CI). As linguagens utilizadas nessa geração eram de altíssimo nível, orientada para um problema. 


- 1990: a partir dessa década são lançados softwares de melhor qualidade e com capacidade de processar as informações com maior rapidez. 

- 2000: após a virada do milênio os computadores continuaram a seguir a tendência de miniaturização de seus componentes e, tornando dessa forma os computadores mais maleáveis e práticos nas tarefas diárias. Além disso, há um investimento maciço em seu design.




Microsoft


A história da gigante Microsoft, como ela conquistou 90% do mercado mundial e como ainda consegue manter seu nível de crescimento, mesmo com as fortes ameaças dos concorrentes.   

Fundação da Microsoft




Dois joves americanos, Bill Gates e Paul Allen se conheceram ainda no colégio e amigos gostavam do mesmo assunto , computadores. Em 1975, os dois amigos fundaram uma pequena empresa chamada Microsoft (originada a partir das palavras inglesas microcomputer e software) que pretendia, a princípio, desenvolver um software em linguagem BASIC para o computador Altair 8800 da IBM.

Em 1979, a IBM procura um sistema operacional para seu novo computador e contrata a Microsoft para o serviço. Porém, os jovens Gates e Allen se encontraram em uma situação arriscada porque não possuíam um sistema completo. A solução foi comprar o Q-DOS da Seattle Computer Products por 50 mil dólares, melhorá-lo e transformá-lo em MS-DOS (sistema operacional em disco da Microsoft).

Apesar do contrato com uma companhia de porte como a IBM, a interface de comando de texto do MS-DOS — similar com aquela utilizada pelo Unix — não conseguiu ofuscar a atenção recebida pelo Apple Lisa de, ele mesmo, Steve Jobs. O dono da Apple havia pegado a interface gráfica e a ideia de usar um mouse de outra empresa, Xerox, e adicionou-a ao seu produto. O próximo passo foi a criação do Macintosh.

Então, Bill Gates encontra nessa situação uma oportunidade para convencer Jobs a participar do projeto do novo computador da Apple. Gates não só formou a parceria como conseguiu copiar a interface gráfica do Macintosh e vender uma versão parecida no Japão. Ao descobrir isso, Jobs quebrou a aliança entre as duas empresas.





Fundação da Apple - Steve Jobs

Conheça um pouco sobre a história da Apple, marca responsável por produtos inovadores e que enlouquecem uma legião de fãs a cada lançamento. 







Em 1976, Steve Jobs (Saiba quem é Steve Jobs neste artigo.) e Steve Wozniak, dois jovens apaixonados por inovação, faziam parte de um grupo que montava seus próprios computadores de forma bastante artesanal. Foi em um dormitório de faculdade que a Apple Computers Inc. surgiu, trazendo à tona o Apple I, projeto de um computador bastante avançado para a época, mas que foi recusado por empresas já consolidadas, como a Atari e a HP.





Embora não tenha sido um grande sucesso de vendas, o Apple I, que era apenas a placa de circuito e custava cerca de 600 dólares (o que hoje equivale a 5000 dólares), foi um bom começo e deixou os rapazes esperançosos.  A placa de circuito era geralmente armazenada em uma caixa de madeira, de modo bastante rústico.




Com o tempo , a Apple foi Criando e aprimorando vários produtos sendo anunciados no mercado, conquistando os consumidores e sempre levando cada vês com mais inovação.






Em 05/10/2011 aos 56 anos, Steve Jobs, fundador da Apple O empresário lutava contra um câncer no pâncreas desde 2004 e anunciou seu afastamento da presidência-executiva da empresa em agosto deste ano. Deixando a mulher, Laurene, e os três filhos do casal. Também deixa uma filha concebida antes do casamento.






Nascido em 24 de fevereiro de 1955 em São Francisco (EUA) e criado por pais adotivos, Jobs chegou à fama e ao sucesso empresarial em 1984 quando ajudou a criar e lançar o Macintosh.


Curiosidades :
voce jah ouviu falar em internet via luz eletrica? sim, esta chegando no brasil mais uma inovaçao tecnologica, internet atraves de rede eletrica, isso ja é realidade em varias partes do mundo, como na EUA.


 


ja pensou como serão os celulares daqui algum tempo? veja a proposta da empresa nokia:



E voce sabe qual  a diferença dos hacker e dos crackers? veja mais uma video do olhar digital.



A tecnologia evoluiu ao longo dos anos e hoje somos uma sociedade verdadeiramente tecnológica. Não conseguimos viver sem tecnologia, esta é a realidade e se de um momento para o outro nos retirassem todas as nossas gadgets, nós deixávamos de viver! Como chegamos a este ponto? Não faço ideia, mas achei o vídeo que se segue muito esclarecedor….ou talvez não…



Referencias:

www.youtube.com.br
www.tecmundo.com.br
www.olhardigital.uol.com.br
www.brasilescola.com.br
www.google.com.br
www.wikipedia.org
www.mundoeducacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário